quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bahia inicia rastreamento do câncer de mama com unidade móvel


Bahia inicia rastreamento do câncer de mama com unidade móvel

03/10/2011 - A Secretaria Estadual de Saúde e as Voluntárias Sociais da Bahia iniciaram no sábado, 1º, o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados para 2011 na Bahia 1.970 novos casos desse tipo de tumor, sendo 780 na capital.
A primeira cidade a receber a ação foi Itaberaba, a 267 quilômetros de Salvador. O objetivo da iniciativa é realizar mamografia em 4.451 mulheres entre 50 a 69 anos no município. Mais 13 cidades do Centro-Leste baiano receberão a primeira etapa do programa. A região foi escolhida por conter o segundo maior número de mulheres na faixa etária de maior risco para a doença.

Os exames são realizados em unidades móveis, que irão percorrer 28 microrregiões do estado. A costureira Elizabete Souza dos Reis, 61 anos, foi uma das primeiras a realizar o exame. Ela disse que aproveitou a oportunidade para se prevenir. “Quando fiquei sabendo, corri logo para a fila para não perder tempo. Já fiz o exame umas duas vezes, mas não faço todo ano porque o custo é alto. É preciso ir para outro município, mas graças a Deus surgiu esta oportunidade”, enfatizou.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, o programa será executado durante dois anos. A ação conta com três etapas: mamografia; encaminhamento, caso haja suspeita de tumor na mama, a uma unidade de referência no pólo da microregião para confirmação do diagnóstico; e havendo confirmação, encaminhamento para unidades de alta complexidade onde será feito o tratamento. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse Solla.
 
Outubro Rosa - Outubro foi escolhido para iniciar o Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama, por ser, internacionalmente, o mês de conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

A previsão é que no prazo de dois anos sejam realizadas, em todo o estado cerca de um milhão de mamografias, 149.185 ultassonografias de mama, 149.185 consultas com especialista, 19.891 punções/biópsias diagnósticas, 19.891 exames anatomopatológico e 6.962 biópsias cirúrgicas de mama.

Fonte: INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.