quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reengenharia da saúde: como aplicá-la em sua empresa?

O conceito muitas vezes é confundido com corte de pessoas. Segundo Champy está é uma visão equivocada, ele baseia-se em quatro melhorias: lucro, desempenho, qualidade e acesso
Inspirado pelo problema do acesso à saúde nos Estados Unidos, Jim Champy escreveu o livro Reengenharia da Saúde: Um manifesto para repensar radicalmente a entrega do sistema. Para ele, as instituições americanas erram no modelo de negócio, impactando a entrega do serviço.
O conceito de reengenharia, vindo de outros setores da indústria, muitas vezes é confundido com corte de pessoas. Segundo Champy está é uma visão equivocada, a reengenharia baseia-se em quatro melhorias: lucro, desempenho, qualidade e acesso.
Na década de 90, a saúde nos EUA, segundo o executivo, sofreu fragmentação de processos, o que acarretou graves problemas e a necessidade de uma reforma. “Com a tecnologia atual a reengenharia nos processos é muito mais palpável”, diz Champy.
Durante painel Health Care Summit – HSM ExpoManagement 2011, Champy listou aspectos fundamentais para a implantação da reengenharia, que perpassa pelas áreas de tecnologia, de processos e de pessoas.
-Importante presença de líderes no projeto, assim como a participação ativa dos médicos do hospital
-Área de TI integrada à iniciativa
-Mudança deve ser feita de uma vez só
-Consciência de que a reengenharia é uma mudança produtiva que nunca termina
-Mudança comportamental se dá mediante aos resultados melhores do dia a dia, o que gera uma mudança de cultura
Um exemplo prático apresentado pelo executivo foi o do hospital Novant Health que passou a ligar para os pacientes dois dias depois da alta para acompanhar se os medicamentos estavam sendo ministrados de forma correta. “O paciente só quer saber de voltar para a casa, em geral não presta atenção em todas as orientações do médico. Além disso, idosos tomam, em média, 5 remédios por dia. A ligação, feita por um profissional farmacêutico ciente do tratamento prescrito, diminuiu a volta do paciente ao hospital de 18% para 4%”, conta Jim.


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