quarta-feira, 28 de março de 2012

Um pouco mais de corporativismo e união, por favor!!!!!!!!!!!

Dia 31 de março de 2012!!! Uma excelente oportunidade para mostramos união e força!!! Qualidades indispensáveis de uma classe profissional respeitada, pouco presentes na Fisioterapia.
Certa vez uma colega relatou-me que em conversa com um médico plantonista que trabalhava em um mesmo hospital recém-inaugurado, foi indagada quanto ao valor da remuneração que cada Fisioterapeuta iria receber naquele serviço. A mesma respondeu que não sabia, pois as vagas haviam surgido, ela apresentou-se e foi contratada. Sendo posteriormente surpreendida com a seguinte expressão: “Cuidado, atitudes como essa contribuem para pouca valorização da profissão!”
Outro dia, ocorreu uma seleção onde no dia da inscrição, acreditem, evidenciou-se até cadeirada a fim de evitar que outros profissionais inscrevessem-se.
Existem relatos de seleções ocorrendo sem a existência do mínimo de organização (excesso de candidatos, estrutura insuficiente para realização de provas, desconhecimento do número de vagas e da remuneração atribuída à função).
É difícil acreditar que uma profissão cresça e seja reconhecida pela sociedade em geral diante de posturas como as citadas anteriormente, mas de uma forma crítica, precisamos reconhecer que podem ser fruto do mercado de trabalho desaquecido, associado a uma desfavorável relação entre oferta e procura, acarretando uma busca irracional por inserção no mercado de trabalho.
Buscar culpados é extremamente fácil. Apontar problemas relacionados à abertura indiscriminada de cursos de graduação, desarticulação sindical, descaso das operadoras de saúde e descompromisso dos nossos representantes políticos TODOS sabem. E quanto a nos envolvermos? Ser propositivo? Trabalhar por melhorias? Deixar de ser delegativo? Contribuir de forma objetiva pela melhora desse cenário??? Quantos fazem isso??? Não saberia quantificar, mas com certeza: POUCOS!!!
Apesar disso, vários indícios têm sido dados da valorização da nossa profissão. Matérias jornalísticas, participação em programas de auditório, protagonistas em novelas, personagens em filmes nacionais e internacionais, etc, atestam a relevância e reconhecimento social da nossa profissão. No entanto, parece que o maior problema está entre nós mesmos, pois apresentamos uma tendência mórbida de sempre nos diminuir ou autoflagelarmos.
Na última semana, uma matéria apresentada em um importante programa de notícias de nosso estado abordou os perigos relacionados à utilização de calçados muito altos ou muito baixos, a qual teve a participação de uma Fisioterapeuta e um ortopedista, indicando a nossa participação nos mais diversos aspectos do cotidiano.
Mas, de fato, urge avançarmos mais! De forma organizada reivindicar melhores condições de trabalho, mais empregos, salários decentes, enfim, exigir RESPEITO!!!!
Para isso, é necessário sermos mais corporativistas, defender mais os nossos interesses, sermos mais críticos em relação à nossa situação, melhorar nossa postura profissional, desenvolver-nos técnico cientificamente, não nos submetermos a situações vexatórias ou inconvenientes, fortalecer nossos órgãos de classe, acima de tudo, conhecendo o papel de cada um. 
O próximo sábado, dia 31 de março de 2012 é uma excelente oportunidade para isso. Teremos o I Fórum Pelo Resgate da Valorização e Dignidade da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, onde poderemos tomar conhecimento dos avanços que tivemos, onde estamos perdendo, o que fazer para melhorar, em suma, o que de forma prática temos que fazer para obtermos o verdadeiro reconhecimento social.
Convoco todos os estudantes e profissionais interessados na melhora de nossa maravilhosa profissão. Trata-se de um exercício de cidadania e força politica!!!

Cronicas de um fisioterapeuta
Post semanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.